domingo, 31 de janeiro de 2016

Pintura em tecidos legumes

SKETCHING – DESENHO RÁPIDO
É extremamente importante que o artista pratique o desenho, fundamento básico para a
pintura a óleo acrílico e aquarela. Existem inúmeros trabalhos ensinando os fundamentos do
desenho todavia para a pintura não interessa o desenho bem acabado, perfeito, finalizado com
perfeição. Para a pintura necessitamos de um aprimoramento no desenho rápido, no sketching.
Visto a complexidade do assunto escrevi um livro específico sobre o sketching : Sketching -
Desenho Rápido na Prática que vendo em forma de E-book como este trabalho.
Aqui um exemplo feito com caneta hidrográfica em sulfite.
Experimente desenhar com canetas, marcadores, lapiseiras com grafites de várias
espessuras e durezas, pincel atômico, e até em tablets. Não se preocupe em obter sempre
ótimos resultados. wtp
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USO DE LOUSA MÁGICA
O desenho, a composição devem ser exaustivamente trabalhados pelo artista. Assim como
os tons e as misturas das cores se constituem nos pilares da pintura. O desenho pode ser
desenvolvido com uma lousa mágica onde podemos exercitar esboços rápidos, treinar
composições e planificar a luz e a sombra.
Desenho e planificação com lousa mágica. pintura em tecido para iniciante

ESTUDO A ÓLEO  pintura hidrográfica
Sempre procuro manter uma sequência nas pinturas. Esta sequência fica relacionada ao
motivo e a técnica. Quando pinto motivos urbanos tenho preferência em iniciar com cores
mais frias e sombras. Marco os pontos de luz para dimensionar o seguimento e planificar as
etapas. pintura em tecidos para iniciantes passo a passo

Observe:
Que a base deve ser preparada com uma imprimadura.
O desenho foi feito com pincel com terra siena queimada. pintura em tecido flores
Uma vez seco pintamos o céu e a luz refletida no chão
No nosso livro Curso de Pintura na Prática fornecemos maiores detalhes. Aqui o objetivo é
apenas mostrar a técnica e suas variações. pintura em tecido legumes
Mostraremos a seguir a continuidade do trabalho.
Segunda etapa após secagem completa.
Colocação de cores na base.

Finalização com a luz, ponto máximo do motivo.
AQUARELA A TÉCNICA INVERTIDA.
Na aquarela temos o oposto da pintura a óleo. Enquanto na primeira fazemos os
apontamentos mais escuros e vamos colocando a claridade e as luzes na aquarela a luz vem do
branco do papel e as superposições devem preservar a luz, indo sempre de camadas claras
para áreas mais escuras.
Obviamente podemos usar gouache branco no acabamento, porém ele não pode ser usado
em locais onda a transparência dá a grande graça da técnica.
Observe que a aquarela fica reluzente e interessante na medida que preserva o frescor e
a simplicidade dos traços, nesta, bem mais resumidos. A seguir apresentaremos um passo a
passo explicando a base técnica.

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